quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Queimadas: um problema ecológico e social

Entre os meses de maio e dezembro, são comuns as notícias de queimadas no interior do Brasil. Feitas tanto por pequenos agricultores como por grileiros, esse método de “limpeza” da área de plantio é uma técnica considerada arcaica e prejudicial tanto para o ecossistema quanto para a própria produção agrícola.

Mas se é prejudicial, por que elas acabam acontecendo? Há alguns fatores para a existência de queimadas. A princípio, o pequeno agricultor queima para resolver dois problemas: acabar com pragas e doenças e preparar o solo para pastagem ou plantio. Já os invasores de terra e grileiros usam o artifício da queimada para se apossar ilegalmente da terra, acabando com a mata nativa e colocando gado ou mudas na área. Além disso, nos canaviais, a queimada é feita para facilitar a colheita. Assim, para entender as queimadas é bom separar um pouco o joio do trigo.

O que está acontecendo com o homem? será que é ser preciso algo mais para se tocar que está acabando com a propria vida?
O que você acha? e nao deixe de comentar e assistir o proximo vídeo... by Evandro

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Evandro!
Assisti ao seu vídeo sobre queimadas e fiquei pensando no que levaria tais pessoas a fazerem este tipo de crueldade com a própria vida. Tehno um sobrinho de 3 anos e rezo todos os dias para que ele ainda possa ver e ter chance de viver em um planeta melhor, onde a Criação seja respeitada. Recentemente a Rede GLobo criou uma camapnha contra o desmatamento da AMazôniae ate onde eu sei, os resultados foram bons, mas ainda insuficientes. É preciso conscientizar, educar para a preservação. A natureza clama por vida. e nós podemos salvá-la!

Para você, os meus parabens pelo blog e pelo vídeo!

Abraços da colega, Gabriella Rodrigues